Festival Internacional da Querência Internética

O Festival Internacional da Querência Internética (6ª Edição) é um festival organizado pelos alunos e pelo prof. Ms. (Frank) Jorge de Oliveira através da atividade acadêmica, PROJETO 2- FESTIVAL, do Curso Tecnólogo de Produção Fonográfica / UNISINOS, matriz curricular Porto Alegre. Esta edição ocorrerá via transmissão pelo Youtube no canal do Estúdio Sangha, estúdio parceiro na captação e edição de boa parte dos vídeos do festival, dia 27/05/2021, quinta-feira a partir das 20h, e cada banda participará com um videoclipe gravado durante este período da quarentena. A apresentadora do festival será a Laura Lima, jovem instrumentista de Porto Alegre. 

Os objetivos são muitos: construir um festival para revelar e impulsionar novos artistas da cena musical do país; efetivar trocas e interações com artistas que já contam com alguma trajetória; dialogar com os diferentes profissionais da cadeia produtiva da música e locais de shows como casas noturnas, auditórios, teatros; incentivar a diversidade cultural elencando artistas e bandas de diferentes estilos/propostas estéticas; intensificar a projeção de novos artistas nas plataformas digitais musicais; dialogar com artistas de gênero e assim, mostrarmo-nos esclarecidamente não-homofóbicos; proporcionar apresentações musicais aos alunos do curso que também atuam em bandas autorais; dialogar com marcas e empresas da cadeia produtiva da música (empresas em geral) e constituir possibilidade de apoio ao festival. Um objetivo específico para os alunos-músicos-gestores do festival é experienciarem as diferentes etapas de construção para erguer um festival: pré-produção, produção-execução e pós-produção-avaliação. A saber: curadoria de artistas e locais para apresentação, levantamento de necessidades técnicas e financeiras, captação de recursos e patrocinadores/ apoiadores, plano de mídia, disseminação pelas redes sociais digitais e analógicas, execução dos shows conforme roteiro; pós-produção: avaliação, pontos positivos/ pontos a melhorar, prospectar o próximo festival. Simples assim, trabalheira dos infernos, que a gente ama fazer! Além de tudo, esta edição nos enche de orgulho por contar com três atrações internacionais, Santhi e Cecília Y El Sr Vinillo, da Argentina, Monkelis do Uruguai e o gaúcho radicado há bastante tempo em Paris (FR), Luciano Cadô, destaque no The Voice França deste ano.

Pelo Youtube através do canal do Estúdio Sangha, link disponível no card abaixo.

VRUNO é um cantor e compositor indie com influência de bandas como Supercombo e artistas como Ed Sheeran; iniciou seus trabalhos musicais solo em 2016, mesclando MPB e indie rock nas composições; Atualmente, Vruno está trabalhando em seu primeiro EP.

DUBI entrou em contato com a música muito cedo, cantando e tocando vários instrumentos como violão, guitarra, baixo, sempre buscando novas sonoridades; suas referências principais são Low Roar, Pearl Jam, Oswaldo Montenegro, Coldplay, Lotte Kestner. Atualmente Dubi prepara o seu primeiro EP oficial intitulado “21”, a ser lançado no final deste ano.

PIETRA KEIBER tem 18 anos e começou sua trajetória musical muito cedo incentivada pela família cantando em festivais, cursando aulas de técnica vocal, violão, teclado, dança e teatro;  criou seu canal no Youtube em 2016 publicando covers; em 2019 lançou sua primeira música autoral solo chamada, “Porta-Retrato”, com excelente repercussão; atualmente ela está no 3º semestre do curso de graduação em Produção Fonográfica na Unisinos.

PEDRO DuBOIS, natural de Porto Alegre, desenvolve sua música muito ligada ao rock alternativo; iniciou sua carreira em 2018, foi do electro-funk rock ao emo; seu lançamento mais recente é “Tentando Achar Amor em Porto Alegre”, espécie de épico da poesia de desgraça metropolitana; suas músicas estão disponíveis em todas as plataformas musicais digitais; no 6º Festival Internacional da Querência Internética marca presença junto de seu fiel escudeiro, o batera @water.fzanchet.

TUCA é um cantor, músico e compositor de Porto Alegre; suas referências são o rock, soul, R& B, blues e indie rock; aos 26 anos conta em seu portfólio com várias apresentações com outros nomes da música nacional e internacional, como Armandinho, Charlie Brown Jr, Creed, Alice in Chains e a abertura do Ed Sheeran na Arena em Porto Alegre; desde 2015, atua junto com o músico Felipe Rotta no projeto Led Acústico; em 2019 lançou a música Sound of Change e em 2020 o single “Particular” trazendo suas reflexões sobre o período de isolamento.

A banda BABY BUDAS joga no time da Nova Psicodelia Brasileira. Formada por Henrique Bordini (baixo e voz), Henrique Cardoni (teclado, violão e voz), Bruno Ruffier (guitarra e voz) e Gabriela Belnhak (bateria), a banda de Porto Alegre investe em arranjos de voz e mantém o contato com as brasilidades, o brega, o rockabilly e o kraut rock.

A banda CURRY AND BLANKETS existe desde 2015 e é formada pelo Gabriel Fagundes (vocal / guitarra) e Guilherme Franco (bateria), a partir de encontros musicais despretensiosos em pátios, salas de estar ou qualquer outro lugar que pudesse encaixar uma bateria e um amplificador. Suas referências são White Stripes, Arctic Monkeys e Nirvana; em 2018 lançaram o single “Problems” com as músicas “Rage” e “Dry Blood”; em 2021 lançaram “Golden Age” e “Ginga”, mostrando também influências de musicalidades brasileiras.

DUTRA é uma banda de rock alternativo de Porto Alegre, mesclando música brasileira e música eletrônica do início dos anos 2000, com presença de sintetizadores e influências como a banda Telefon Tel Aviv e os islandeses do pós-rock Sigur Rós. Tematizam a autodescoberta, pertencimento e fluidez do tempo; lançaram recentemente o o EP “Verte”; a Dutra é formada por Camila Prado: vocals, teclados, Matheus Dutra: composições, vocais, piano, guitarra, Nychollas Cardozo: bateria, Raul Araujo: guitarra e Vinicius Chagas: baixo e teclados.

A banda YELLOW BOULEVARD é uma banda de Rock & Roll de Porto Alegre surgida em 2018; sua música dialoga também com R&B, Indie, Folk e Pop; lançaram o primeiro EP, The Demo Tapes, neste mesmo ano, e o primeiro álbum, Roll Your Window Down, em 2019; participaram do Release Showlivre, em São Paulo e lançaram o registro Ao Vivo desta apresentação; desde o episódio da COVID-19 em março/2020 prepararam cinco novos singles, dentre eles, “Faith in Love”; a banda é formada pelo Pedro Nascente (vocais, violões, guitarras, harmônica), Felipe Saul (guitarras, sintetizadores, vocais), Chico Arias (baixo, vocais), Matheus Caster (guitarras, slides, vocais) e Conrad Fleck (bateria, vocais). https://open.spotify.com/track/5P5t1M7jN9WQN4hTInhkEF?si=2aa5e65d4afe4ac6

TASSONI tem 22 anos e seu trabalho se relaciona diretamente com a música eletrônica; participou de apresentações em diversos festivais como Atmosphere Festival, Garden Music Festival, 4Ü Sunset, Cathedrall e outros. O projeto de Felipe Tassoni dialoga com os trabalhos de DJs como David Guetta, Alok e Avicci.

NEGRA JAQUE é uma rapper, compositora, produtora cultural e mestranda em Arte e Educação na UFRGS; está na estrada desde 2007, quando integrou o grupo “Pesadelo do Sistema”, e assim vem se destacando no segmento do hip hop; em 2013 iniciou sua carreira solo e foi a primeira mulher vencedora da “Batalha do Mercado”, evento tradicional da região metropolitana de POA gravando assim, seu primeiro EP intitulado “SOU”; participou  de festivais, como o “Nosoutras”, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações, como a de melhor compositora no “Prêmio Açorianos”; fez o show de abertura do projeto “UNIMUSICA” da UFRGS em 2019, também neste mesmo ano, participou do show de Elza Soares no Bar Opinião, circulou por várias cidades do RS, além de RJ e SP. Atualmente, a artista prepara seu quarto projeto musical, denominado “Qu4rto”.

SHAUN é um projeto musical criado em Porto Alegre, por João Carneiro (voz e guitarra), ao lado de Lucas Juswiak (baixo), Érico Espindola (guitarra), Leonardo Vidal (bateria e vozes), Samuel Kirst (teclas) e Arthur da Costa (percussão); a sonoridade do grupo vem da fonte do que há em comum entre o groove madchesteriano (como Happy Mondays e Stone Roses) e a música brasileira (como Os Mutantes e Chico Science e Nação Zumbi); a banda está na ativa desde 2019, lançou três singles e um remix; para o segundo semestre de 2021, prepara dois EPs: um de remixes; outro de músicas inéditas, com a produção de João Augusto Lopes (Jojô – Tagua Tagua, Filipe Catto e Johnny Hooker).

SANTHI é compositor, cantor e violonista, natural da Patagônia e há um bom tempo reside em Buenos Aires (capital da Argentina); começou sua história com música e poesia na adolescência estudando guitarra e bateria, e depois teve um tempo no conservatório clássico; integrou algumas bandas de rock dentre elas RAW FINGERS; em 2017 e 2018 co-dirigiu com o músico Tray Jackson um evento semanal de microfone aberto no espaço cultural Antiguas Lunas. Em 2018 gravou na companhia de alguns amigos músicos e ex-companheiros de banda, seu primeiro álbum como solista, ORO DE MARIA; em 2019 se apresentou pela primeira vez no Brasil, no Sofar Brasília e também divulgou seu álbum no clube de música Kirie, Antiguas Lunas, Yonki Monkey, Eter Club, e junto com Frank Jorge no La Gran Jaime; atualmente, Santhi está envolvido na produção do seu segundo álbum solo. https://open.spotify.com/track/5tPfk4GYgwa3RD5ujPTdgl?si=355742c2a9074fb6

LUCIANO CADÔ é um cantor, pianista, natural de Bento Gonçalves, criado em Farroupilha, teve aulas de piano desde muito cedo e também estudou no conservatório de música da UFRGS em Porto Alegre; neste cenário começou a intensificar estudos de técnica vocal; ingressou no curso de Engenharia Mecânica na UFRGS a partir de 2006 e três anos mais tarde foi convidado a fazer um duplo-diploma na França, onde nos intervalos das aulas, aprimorou performances de músicas prediletas como Bohemian Rhapsody (Queen) e Roxanne (The Police); concluiu seu curso em Porto Alegre e em 2014 retornou à França, dessa vez para um doutorado e também para tentar uma carreira musical. No fim de 2018 ganhou uma competição de canto e o prêmio foram aulas com uma professora de canto famosa na França e a partir daí, Luciano tocou e cantou com várias bandas em lugares conhecidos da noite de Paris onde segue residindo. Participou do The Voice França em 27/02/2021 interpretando a música Grace Kelly do Mika obtendo aprovação dos quatro jurados.

CECÍLIA Y EL SR VINILLO é um grupo de Buenos Aires (Argentina) que faz um som que se debate entre o acústico e o elétrico, como eles mesmos definem “un trio eléctrico que interpreta la canción y la lleva a diversos estados sin ataduras, sin estilos, ni etiquetas”. Pela primeira vez participam em um festival no Brasil.

MONKELIS é uma banda de Montevidéu (Uruguai) formado por  Santiago Guidotti, Carolina Zunino y Eugenio Amen; duas guitarras e dois tambores. Rock primitivo, divertido y elegante. Letras en inglés, español, portugués e italiano. Gritos honestos, instrumentos baratos, corazones caros.https://open.spotify.com/track/4tfUN76AYl1k1YECHXgPJh?si=15a4e68d6363477d