O Rock de caminhão da banda Tedeschi Trucks Band

No sul dos Estados Unidos, bandas de rock formadas da reunião de familiares e amigos são tão tradicionais quanto um bom churrasco. E seguem o mesmo espirito festivo, como se atesta nos shows que duram por horas sem perder a animação. O excelente guitarrista Derek Trucks, de 36 anos, conhece bem essa tradição sulista. Ele integrou a formação derradeira dos Allman Brothers, grupo que os irmãos Duane e Gregg criaram em 1969, cujo baterista era Butch Trucks (tio de Derek). Seis anos atrás, ele e a mulher, a cantora e guitarrista Susan Tedeschi, 45, formaram a Tedeschi Trucks Band, com doze pessoas.

Por mais que mantenham a tradição do southern rock americano, com canções que têm um pé firme no Blues e se estendem em longos solos instrumentais, Trucks e Susan expandem esse universo ao trazer elementos do Jazz, do Soul e até da música indiana.

A banda passa de 180 a 200 dias por ano apresentando-se em festivais ou casas noturnas. Suas canções estão longe das paradas de sucesso. Por isso, é fundamental manter a agenda de shows pesada. Eles estão lançando um novo álbum chamado Let Me Get By, marcando a estréia do baixista Tim Lefebvre, que tocou em Blackstar, último álbum de David Bowie. No video abaixo, você pode ter um clima da banda.

Texto adaptado de Sérgio Martins